pascoa

A PÁSCOA VEM AÍ. E O CHOCOLATE VAI CONTINUAR A SUA JORNADA DE ALTA EM VENDAS NO PERÍODO.

Thiago Oliveira
Executivo de Novos Negócios e Planejamento

O chocolate, essa delícia que encanta paladares ao redor do mundo, tem uma história tão rica quanto seu sabor. Originário das florestas tropicais do continente americano, o cacau era considerado um presente dos deuses pelos povos antigos como os Olmecas, Maias e Astecas, eles valorizavam tanto essas sementes que chegaram a usá-las como moeda por volta do século XV, além de consumir este como uma bebida refrescante, um afrodisíaco, e até uma forma de preparação para guerras.

Com a chegada dos europeus, o chocolate foi levado para a Europa, onde inicialmente era um privilégio de nobres e sacerdotes, e foi somente com a revolução industrial que o chocolate se tornou acessível a um público mais amplo, isso graças à produção em massa e a redução de custos de operação.

E para melhorar, estamos à beira do período no ano com a maior volume de vendas de chocolate no Brasil, ou seja, a Páscoa!

A Páscoa é uma festividade que transcende o tempo, unindo tradições antigas e modernas em uma celebração de renovação e esperança. Em 2024, a Páscoa será comemorada neste próximo 31 de março, marcando não apenas um momento de reflexão, ou uma ocasião para reunir familiares e amigos, mas também uma oportunidade de vender mais.

A Páscoa tem suas raízes na tradição judaica, onde é conhecida como Pessach, celebrando a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Com o passar dos séculos, a Páscoa cristã emergiu, ressignificando esta data para relembrar a crucificação e ressurreição de Cristo, este evento é considerado um dos pilares da fé cristã, simbolizando a vitória da vida sobre a morte e a promessa de redenção.

A tradição de presentear com ovos de chocolate na data é relativamente recente, mas os ovos como símbolo de vida e renascimento são uma prática milenar. Na Idade Média, os ovos eram proibidos durante a Quaresma, mas retornavam triunfantes ao banquete de Páscoa. Com o tempo, os ovos foram sendo substituídos por suas versões de chocolate, uma inovação que trouxe ainda mais doçura para as celebrações pascais.

Hoje em dia, a delícia é apresentada em diversas formas como ovos, barras, bombons, confetes e tudo que você possa imaginar … mas sempre em meio as refeições das pessoas, e de fácil acesso, onde os supermercados são os principais pontos de venda, respondendo por cerca de metade das vendas para consumo geral de chocolate. E na data em especifico é que a demanda por chocolates se torna tão significativa que muitos comércios especializados e fabricantes se preparam com muita antecedência para atender ao aumento das vendas nesse período.

Em 2024, o mercado brasileiro de chocolates de alta qualidade está vendo um aumento de aproximadamente 17,6% em comparação com o ano anterior, este crescimento está sendo atribuído à queda da inflação e ao aumento da renda, o que permite consumir produtos mais refinados, porém, vale lembrar que a grande massa de consumidores brasileiros apesar de ter a intenção de presentear seus entes queridos com ovos de chocolate, e de marcas conhecidas, ainda acreditam que os preços estão absurdos pelo que se entrega do produto em si, e em muitos casos, vão para alternativas mais em conta como cestas de páscoa ou mesmo barras de chocolate.

Para colaborar com estas informações ao comércio e indústria, trazemos aqui em nossa página um compilado de informações oriundos de uma pesquisa feita pela Opinion Box agora em fevereiro 2024, clique aqui e acompanhe, afinal de contas a Páscoa de 2024 promete ser doce, assim como, vermos muitos consumidores buscando preço, qualidade e exclusividade em seus chocolates … e assim, o chocolate continua sua jornada, de um alimento antes considerado sagrado, um símbolo de celebração e indulgência, até uma grande oportunidade de negócios que permeiam o paladar dos brasileiros.

E se quiser adoçar ainda mais as receitas da sua empresa, nós da Invente Comunicação estamos a sua disposição. Fale comigo pelo e-mail: thiago@inventecomunicacao.com.br ou pelo telefone (41) 9 9729-4949.