É possível impactar o público com ações simples e de baixo custo? Sim, o marketing de guerrilha, como é chamado vem ganhando força e está se tornando a vedete das empresas nos últimos anos, visando atender à necessidade de ser mais direto, objetivo e provocador nas ações para os clientes.
Thiago Oliveira,
Executivo de Contas e Planejamento – Invente Comunicação
Estratégias de marketing estão em constante renovação, sendo que qualquer mudança em uma área de negócios pode ser positiva para uma empresa. Mas, para aumentar a lucratividade é necessário compreender as transformações e agir, torná-las benéficas. Os conceitos mais tradicionais e já aplicados e testados do marketing não devem – e nem podem – ser esquecidos, mas as novas formas de atuação serão mais determinantes para superar a concorrência.
Atualmente, na vanguarda das ações, está o Marketing de Guerrilha. Esse tipo de ação é impactante e revolucionária, pois é resultado da arte da observação, da arte da compreensão da natureza humana e seus hábitos de vida.
Empresas inovadoras precisam ser capazes de assimilar informações da mídia, da concorrência, dos clientes e de todos os acontecimentos mundiais para utilizá-los como matéria-prima na hora de persuadir seu público-alvo.
Mas vamos ao que interessa: a guerrilha!
Diariamente somos atingidos por diversos anúncios e mensagens publicitárias, seja quando assistimos televisão, ouvimos rádio, lemos uma revista ou andamos nas ruas. Mas, apesar de sermos bombardeados por um verdadeiro arsenal de informações, não somos alcançados por elas e, muito provavelmente, a maioria passou despercebida.
Com este cenário idealizado para o consumidor, como uma empresa consegue se diferenciar para conseguir ser notada?
Para responder essa pergunta, precisamos pensar de forma mais eficiente, com o intuito de chocar e impactar. E um bom indicador para isso são as estratégias oriundas do Marketing de Guerrilha. Ações não tradicionais que rendem impacto na sua percepção, fazendo nosso público ter a experiência sem sequer imaginar que está sendo influenciado pela ação.
O termo “Marketing de Guerrilha” é utilizado para caracterizar algumas ações não convencionais, rápidas e de alto impacto no público. O método segue o mesmo princípio das estratégias militares, pois a guerrilha foi usada como tática por pequenos grupos militares com recursos ínfimos para custear suas batalhas. Assim, suas ações eram rápidas, imprevisíveis e causavam grande impacto sobre seus inimigos.
Quando utilizamos as estratégias de Marketing de Guerrilha, elaboramos ações que buscam resultados imediatos e o melhor custo-benefício. Afinal, temos um trabalho que choca e impacta, além de exigir investimentos baixos para o seu desenvolvimento em relação a outras ferramentas do Marketing tradicional.
No geral, esse tipo de ação não se restringe apenas a grandes empresas, mas pelo contrário. Táticas de guerrilha são ótimas ferramentas para empresas de médio e pequeno porte, pois tem baixo custo de investimento e o principal desafio é a criatividade na estratégia.
Então vamos falar sobre algumas destas estratégias:
ASTROTURFING: Essa é uma ação bem elaborada, que é desenvolvida para parecer um movimento popular ou espontâneo, mas na realidade é uma ação criada para falar sobre uma marca, ou um produto, sendo revelado só no final.
URBANISMO: Hoje em dia, nas grandes cidades, estamos expostos ao que é considerado Arte Urbana. Ela interage com o público por meio de grafites, adesivos, construções e cartazes. Essa tática pode ser usada para chamar a atenção para uma empresa ou marca.
PERFORMANCES: Ações que são criadas em lugares públicos, com grande fluxo de pessoas, onde o objetivo é chamar a atenção de quem está passando naquele local. Danças, shows relâmpagos, ou qualquer outra atividade que possa atrair os olhares.
TRUQUE DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Criação de ações com grande potencial de divulgação na mídia, onde é possível criar um vínculo entre a agência ou a empresa que ativará essas ideias na mídia. Ainda existem possibilidades que aparecem por si só quando atingem proporções maiores, recendo a cobertura espontânea de algum veículo de comunicação ou mesmo de forma gratuita quando se tem realmente um conteúdo relevante sendo considerado referência, se tornando importante para ser propagado.
VIRAL: Acontece pela propagação de uma informação recebida de alguém e reproduzida instantaneamente para centenas de pessoas (amigos ou contatos).
MARKETING INVISÍVEL: Essa ferramenta busca observar as reações do público a produtos/serviços que ainda não são conhecidos, ou mesmo atrair sua atenção para uma situação sem nominação. Por isso, não se trata de propaganda. O consumidor não consegue perceber que está sendo envolvido, logo, não cria barreiras. Geralmente esse tipo de ação é realizada em vias de pré-lançamento ou lançamento de determinado produto, visando as reações do público.
EVENTOS: Criar ou mesmo patrocinar um evento focado no seu público-alvo. Isso traz a possibilidade de atingir consumidores potenciais, fato que torna o patrocínio e a criação de eventos uma ferramenta de guerrilha muito importante. E o melhor, pode ser aplicado tanto para grandes, quanto médias e pequenas empresas. Eventos locais, focados no público certo e com um ar de ineditismo podem ser a melhor forma de chamar a atenção, longe e livre da concorrência de grandes marcas.
Com criatividade e objetividade, podemos elaborar grandes ideias para levar nossa mensagem ao consumidor. Lembre-se, choque, impacte, faça sua mensagem fixar na mente do seu cliente.
Converter seus objetivos convencionais em resultado, mas de forma não convencional!
Se quer saber mais sobre as estratégias acima citadas, ou mesmo conhecer outras estratégias e ferramentas usadas nas ações de Marketing de Guerrilha, entre em contato e vamos para a guerra.